Your browser does not support JavaScript!
Ágora, Programa de inclusão profissional para pessoas com deficiência visual
Entrar
Cadastre-se

Sobre nós

O Programa ÁGORA é um Programa de Inclusão Profissional voltado as pessoas com deficiência visual (cegas e baixa visão) criado pela FOAL (Fundação ONCE para solidariedade com pessoas cegas na América Latina).

O modelo ÁGORA busca incluir pessoas com deficiência visual no mundo do trabalho por meio de unidades de assessoria, treinamento e intermediação monitorada de profissionais capacitados.

Este programa foi criado há 18 anos e hoje atua em 14 Países da América Latina: Argentina, El Salvador, Bolívia, Guatemala, México, Chile, Nicarágua, Colômbia, República Dominicana, Cuba, Uruguai, Equador, Paraguai e agora, BRASIL Trazido pela ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil) em parceria com a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de deficiente visuais) e CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro), o principal objetivo do ÁGORA BRASIL é contribuir com a promoção do crescimento econômico, inclusivo e sustentável através da oferta e do exercício de oportunidades de emprego produtivo e trabalho decente para as pessoas com deficiência.

Este Programa promove a intermediação monitorada de inclusão profissional de pessoas com deficiência através de técnicos Ágora localizados em diferentes regiões do país por meio desta plataforma digital que conecta as pessoas com deficiências do País às empresas, Instituições e Órgãos públicos.

Dentre os serviços oferecidos pelo programa estão:

  • Orientação Profissional e de carreira
  • Cursos de formação e workshops;
  • Inclusão no mercado de trabalho com intermediação de Instituições que possuem um programa de Empregabilidade;
  • Práticas profissionais;
  • Atenção as necessidades de adaptação de postos de trabalho;
  • Apoio ao Empreendedorismo, desde a concepção até a busca de Financiamento e acompanhamento da fase inicial do negócio.

Nossa equipe

A EQUIPE ÁGORA BRASIL atua hoje em 3 regiões do País: Nordeste, Centro Oeste e Sudeste. Nestes locais estão os POSTOS ÁGORA. Estes postos se encontram dentro de Instituições voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência visual filiadas à ONCB que firmaram um compromisso através de um TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA ÁGORA BRASIL. No momento existem 3 POSTOS ÁGORA: APEC (POSTO ÁGORA NORDESTE); ISMAC (POSTO ÁGORA CENTRO OESTE) E ASAC (POSTO ÁGORA SUDESTE). OS TÉCNICOS ÁGORA são Profissionais especializados na área da Pessoa com Deficiência responsáveis por conectar os candidatos às empresas garantindo um processo de inclusão efetivo e assertivo. Esta conexão ocorre por meio desta plataforma que torna o processo mais dinâmico e abrangente.

OS POSTOS ÁGORA EXTERNOS são Instituições de Pessoas com deficiência que possuem um Programa de Empregabilidade e desejam ser parceiras do Programa ÁGORA BRASIL. Nestes Postos também temos uma equipe de TÉCNICOS ÁGORA EXTERNOS especializado na área da Pessoa com Deficiência responsáveis por conectar os candidatos às empresas garantindo um processo de inclusão efetivo e assertivo. Esta conexão ocorre por meio desta plataforma que torna o processo mais dinâmico e abrangente.

Nosso público

Candidatos

Pessoas com Deficiência visual interessadas no mercado de trabalho. Os candidatos devidamente cadastrados na plataforma podem:

  • a) Cadastrar seu perfil profissional.
  • b) Visualizar as vagas disponíveis na Plataforma e candidatar-se a elas caso sejam de seu interesse.
  • c) Participar de entrevistas prévias online realizadas por Técnicos ÁGORA.
  • d) Visualizar oportunidades de cursos de capacitação, produtos e serviços voltados as pessoas com deficiência.

EMPRESAS

Empresas interessadas na contratação de profissionais com deficiência visual. Mediante ao cadastro da empresa, a Coordenadora Nacional é notificada e realiza o direcionamento do cadastro para um Posto ÁGORA próximo. Após o contato de um técnico ÁGORA a empresa poderá:

  • a) Cadastrar as vagas disponíveis.
  • b) Receber dos TÉCNICOS ÁGORA os perfis compatíveis às vagas visando um processo de seleção mais assertivo.
  • c) Receber apoio dos Postos ÁGORA para adaptação do posto de trabalho.

Venha fazer parte dessa grande rede! Cadastre-se agora ou entre em contato conosco